Alugar um imóvel: veja o que é preciso

Seleta Imobiliária
19/06/2020
Alugar um imóvel: veja o que é preciso
Existem muitas dúvidas que pairam sobre a ação de alugar um imóvel. Pois afinal de contas, o que de fato é preciso para conseguir fechar um contrato?
Comprovação de renda, documentos pessoais… Enfim, existem alguns requisitos burocráticos que realmente são uma necessidade em se tratando do aluguel de imóveis.
Por isso, entenda o que é realmente necessário para alugar um imóvel com tranquilidade.
O que é preciso fazer para alugar um imóvel?
A decisão de alugar uma casa ou um apartamento se dá por diferentes razões. Mudança de cidade, necessidade de se mudar para um local mais perto do trabalho, desejo de morar em um imóvel maior ou menor. Enfim, os motivos são inúmeros. Mas como fazer a escolha certa?
Escolha do imóvel
A escolha do imóvel é uma ação que deve ser realizada com cautela, sempre analisando se o mesmo atende aos seus interesses. Ou seja, se ele possui boas acomodações, está localizado em um bairro próximo ao seu trabalho ou local de estudos, se o valor do aluguel está dentro do seu orçamento.
Documentos indispensáveis
Aqui é que muitas pessoas encontra dificuldade. Mas afinal de contas, quais são os documentos indispensáveis para o aluguel de imóvel?
Além dos documentos pessoais, para alugar um imóvel é preciso:
1 – Comprovante de renda
A comprovação da renda é um item indispensável em qualquer imobiliária do Brasil. Uma vez que se deseja alugar, é preciso antes de mais nada, comprovar se você tem condições de pagar pelo aluguel.
E qual é o valor dessa renda?
O ideal é que o valor da renda seja de, no mínimo, 3 vezes maior que o valor do aluguel.
2- Garantia de pagamento de aluguel de imóvel
Antigamente, para se ter a garantia de pagamento de aluguel de imóvel era necessário que o inquilino tivesse um fiador que pudesse arcar com as custas do imóvel, caso o aluguel do mesmo não fosse pago em dia. Contudo, isso mudou, e hoje em dia existem outras formas de garantir o pagamento do aluguel. Veja as opções.
Credpago
O sistema credpago para garantia de aluguel de imóvel consiste na verificação do limite do valor do cartão de crédito do futuro inquilino. O mesmo deve ter um valor que seja, no mínimo 4 vezes maior que o valor do aluguel. A análise da documentação é realizada de forma praticamente instantânea e assim, se torna possível alugar o imóvel de maneira rápida e muito prática.
Título de Capitalização
Consiste em 12 vezes o valor do aluguel do imóvel escolhido que é depositado em banco como forma de título de capitalização permanecendo na instituição pelo período de 1 ano. O dinheiro volta ao dono comprovada a quitação de todos os aluguéis do ano.
Seguro fiança
Consiste em um valor que varia de 3 a 12 vezes o valor do aluguel do imóvel no ano. Contudo ele é pago não sendo mais reembolsado ao inquilino.
Alugar um imóvel requer algumas comprovações que, a princípio, parecem muito difíceis, contudo, sempre há solução. Basta pesquisar um pouco sobre o assunto.

Seguindo essas dicas você pode alugar seu imóvel com confiança e tendo a certeza de que está protegido! Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nosso material e deixe suas dúvidas nos comentários.
Compartilhe