Aluguel de imóvel direto com o inquilino: 6 razões para não fazer

Seleta Imobiliária
01/04/2021
Aluguel de imóvel é um assunto muito abrangente, especialmente para quem investe neste mercado, porque sabe que imóvel parado é igual a rendimento escasso. Por isso, é fundamental estar preparado para precificar bem o empreendimento, deixar os imóveis em boas condições, que condizem com o preço que você está pedindo e, claro, fazer uma parceria com uma imobiliária de confiança, que conheça a área onde seus imóveis ficam.

Em um primeiro momento, pode parecer mais vantajoso alugar direto com o inquilino, já que o processo parece ser mais direto, evitando também a manutenção e o pagamento mensal para a empresa parceria. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado e não tomar decisões partindo desses pressupostos.

Ao realizar uma parceria com uma imobiliária para realizar o aluguel de imóvel, você tem segurança, garantia contratual, bem como garantia de que o imóvel será entregue nas mesmas condições que foi locado.

Além disso, em casos de problemas, que podem gerar dores de cabeça, a imobiliária pode atuar como uma mediadora, procurando sempre o melhor para as partes envolvidas.

Pensando nisso, nós produzimos este blog, para que você entenda a importância do aluguel de imóvel diretamente com a imobiliária e não com os inquilinos.
Dicas de como preparar o imóvel
Um imóvel que não está pronto para atender as necessidades dos futuros inquilinos, tem mais chances de não sair do mercado com facilidade. Por isso, é importante saber como reverter essa situação e tornar o empreendimento o mais atraente possível para negociações.

Alguns passos são fundamentais na caminhada rumo o aluguel do imóvel. Confira:

Manutenção e reparos
Para que o imóvel seja atrativo para o mercado, você precisa manter as manutenções e reparos em dia. Assim, quando houver algum interessado, não precisa se preocupar com situações inesperadas e de última hora.

Além disso, as manutenções ajudam a manter o imóvel em boas condições e atrativo, favorecendo ainda mais para um bom negócio, já que elas chamam a atenção de quem visita o empreendimento.

Precificar corretamente
Muitos proprietários cometem o erro de precificar de forma abusiva ou fraca os imóveis que estão alugando. Para isso, é importante levar em consideração a localização que o imóvel se encontra, assim como, as condições que ele possui, o tamanho e modelo e, com isso, avaliar o valor mais assertivo para ser cobrado.

É importante saber quais as taxas que podem ou não serem cobradas todos os meses juntamente com o aluguel. Valores como IPTU, condomínio – quando houver -, devem ser avaliados e especificados.
Limpeza e aparência
Quando o imóvel não está em uso, é fundamental que a cada 15 dias ou mensalmente você se dedique a limpeza e aparência do espaço.

Imagine que você está procurando um imóvel para alugar e encontra dois que se encaixam nos seus requisitos, mas, um deles está limpo, cheiroso e com uma aparência impecável, enquanto o outro está sujo e com mau cheiro, não é difícil descobrir qual deles seria a sua escolha final.

É sempre importante frisar que o espaço como um todo deve ser atrativo, desde a entrada no portão, até o fim do imóvel.

Razões para realizar o aluguel de imóvel com a imobiliária
Até agora você percebeu o motivo para não alugar um imóvel direto e como manter o seu imóvel atraente e preparado para encontrar inquilinos. Mas, a próxima etapa também é importante.

É muito comum encontrarmos proprietários de imóveis pela cidade que não possuem parceria com alguma imobiliária, mas nesses casos existem alguns cuidados tanto de proprietário para inquilino, como do próprio locador.
1 – Segurança e garantia contratual
Primeiramente, vamos falar sobre a segurança e garantia contratual. Nós sabemos a importância que os contratos possuem em qualquer relação profissional ou pessoal. Por isso, contratos de aluguel de imóveis não seriam diferentes.

É preciso tomar alguns cuidar: como o contrato foi escrito, quais fundamentos e quais as cláusulas que impedem ou liberam diversas ações, assim como, a forma de pagamento e as taxas cobradas.

Nesses casos, uma imobiliária pode fazer toda a diferença, já que entende muito bem essa etapa da negociação e sabe exatamente os valores que podem ser cobrados para aluguel e as taxas inclusas.
2 – Contato direto com o inquilino
Em muitos casos essa pode ser uma situação chata e complicada. Se você trabalha com pessoas, sabe que nem todas são pacientes e sabem lidar bem com outras pessoas.

Pensando nisso, com uma imobiliária à disposição para ajudar nesse momento, você evita o contato direto com o inquilino. Consequentemente, evita as possíveis dores de cabeças geradas por esse contato, que podem, inclusive, gerar uma desistência por uma das partes.
3 – Resolução de problemas
Quando se tem um contrato firmado diretamente com o inquilino a resolução dos problemas que aparecem no dia a dia, sejam eles contratuais ou de manutenção e reparos do imóvel, por exemplo, são feitos diretamente com você.

Até esse ponto não existem problemas. Mas imagine que você possui dois inquilinos diferentes, as questões já começam a ficar maiores e mais difíceis de resolver de forma imediata.

Com o auxílio de uma imobiliária você não se preocupa com coisas pequenas, inclusive nem mesmo com os atrasos de pagamento do aluguel. É uma parceria para não se incomodar!
4 – Imóvel parado
Não estamos dizendo que sem o apoio de uma imobiliária você não vai conseguir realizar o aluguel do imóvel. Mas, dentro da cartela de imóveis de uma imobiliária, você tem mais visibilidade, já que na maioria dos casos o imóvel é divulgado em plataformas de mídia que a empresa possui.

Além disso, os corretores apresentam o seu imóvel para pessoas que estão procurando justamente o que você tem a oferecer, tornando o processo de aluguel de imóvel mais rápido e assertivo.
5 – Garantia da condição do imóvel
Toda vez que você aluga um imóvel com uma imobiliária, existe uma etapa chamada de vistoria. Essa ação é uma forma de garantir ao inquilino que ele receba o imóvel em boas condições, da mesma forma que quando devolver, esteja em boas condições.

O que pode não acontecer quando o espaço é alugado diretamente com o inquilino. Por mais que esteja em contrato, algumas pessoas podem agir de má fé e causar dores de cabeça para você!

Essa vistoria é uma garantia tanto para o proprietário, como para o inquilino. Pois assegura que o imóvel será devolvido da mesma forma que foi alugado, para as duas partes.
6 – Assessoria jurídica disponível
As imobiliárias mais atualizadas do mercado fornecem serviço de assessoria jurídica. Ele é importante, porque garante um suporte técnico ao cliente no momento das negociações, bem como, produção e verificação do contrato, avisar sobre riscos envolvidos em cada negociação e muito mais.
Aluguel de imóvel: não corra ao lado dos riscos, corra deles!
Você não precisa se preocupar com essas dores de cabeça, deixe que a imobiliária faça todas as etapas de negociação e mantenha tudo em ordem. Além de encontrar o inquilino ideal para o seu imóvel, também nos preocupamos em manter o contrato atualizado e seguro para você e para o locatário.

Lembre-se de manter o espaço atrativo e em boas condições para que o serviço dos corretores possa ser realizado para trazer negócios ideais para o seu imóvel.

Deixe essa tarefa para quem é profissional nessa área. Conte com uma imobiliária e tenha a certeza de que seu imóvel está seguro e garantido.
Compartilhe