Apartamentos para alugar: o que procurar no imóvel antes de fechar contrato

Seleta Imobiliária
17/12/2020
Se você está em busca de apartamentos para alugar, mas não sabe como fazer essa pesquisa, nós trouxemos algumas dicas importantes do que avaliar e procurar no imóvel antes de fechar contrato.

Você precisa, antes de mais nada, entender e alinhar os seus desejos com o que cabe no seu orçamento e com as necessidades quanto ao espaço e localização do apartamento, para que depois não tenha arrependimentos.

Para conhecer os cuidados que você deve ter, continue lendo este conteúdo completo para auxiliar você nessa jornada.
O que avaliar antes de alugar um imóvel
Os cuidados são muitos e vão desde a relação contratual, formas de pagamento, ao lugar e profissional certo para te auxiliar a encontrar o que você deseja, as condições do imóvel a ser alugado e muito mais!

Quando falamos em dinheiro é muito importante se sentir seguro e satisfeito. A sensação de que o que você fez não te trará dores de cabeça é importante para que realmente você possa usufruir do imóvel tranquilamente.
Contrato
Antes de assinar um contrato você precisa ler cuidadosamente cada cláusula e tirar todas as dúvidas referente ao aluguel do imóvel. Assim, você pode ter o contrato como uma segurança para eventuais problemas.

Lembre-se que alguns imóveis e condomínios possuem restrições no que diz respeito a utilização de áreas comuns, segurança, eventos, barulhos e até mesmo utilização do próprio apartamento.

Um fator importante de analisar é a liberdade ou não de furar a parede, pendurar quadros, instalar móveis e como você deve devolver o imóvel para a imobiliária, corretor ou proprietário.
Direitos e deveres
Juntamente ao contrato, surge a necessidade de conhecer a lei do inquilinato, que diz respeito a uma série de regras estipuladas para que haja tranquilidade e que a locação flua de forma natural, sem problemas e dores de cabeça.

Conheça seus direitos e seus deveres, assim como os do locador, para estar a parte do que é necessário ser feito e o que você não pode concordar ou assumir para seu investimento.
Pagamento
Uma coisa é certa, não dê um passo maior do que a perna. Quando você entende as suas finanças e até que ponto pode investir em um aluguel, você não fica a mercê de dívidas e inadimplência.

Claro que eventuais imprevistos podem acontecer, mas é importante fazer um planejamento de gastos em relação ao valor que consegue pagar em um aluguel junto com as demais despesas como o condomínio, por exemplo.

Além disso, acorde em contrato uma data de pagamento que seja boa para você e que condiz com as suas demais contas mensais.
Corretor e Imobiliária
Cuide e avalie o corretor e a imobiliária que você fará negócio. É preciso ter confiança no profissional e no estabelecimento, avaliando antecipadamente a reputação. Algumas formas de fazer isso são por meio de outros clientes que fizeram negócio e também da internet.

É importante procurar por especialistas que possam encontrar o lugar que você deseja, pense que eles são profissionais preparados para realizar justamente essa atividade.
Região e localização
Avalie e analise a localização e a região que o imóvel se encontra, não adianta ser uma região que torna tudo muito mais distante. Busque adotar como moradia um ambiente que seja próximo a conveniências, por exemplo.

Além disso, que tenha uma boa vizinhança e seja um espaço seguro para que você não precise viver preocupado e com medo. Por isso, é importante enfatizar que a conversa com os vizinhos é fundamental.
Estilo de vida
Outro fator para ser observado em apartamentos para alugar antes de fechar o contrato, é se ele condiz com o seu estilo de vida e também com o que você desejou para si mesmo e sua família.

Não adianta contar com um espaço extremamente grande e luxuoso para apenas uma pessoa. Da mesma forma, que um espaço de uma kitnet ficaria apertado para uma família com duas crianças, por exemplo.
Encontre o apartamento que deseja
Com todas essas dicas você consegue ter resultados efetivos na sua busca por apartamentos para alugar. Sem contar com uma série de vantagens, como segurança, conforto e praticidade.

Esteja em um lugar que se encaixa com suas necessidades e desejos. E que caiba no seu bolso para não ficar no vermelho todos os meses!

Se quiser contar com uma imobiliária de confiança, credibilidade e reconhecimento no mercado, conte conosco. Buscamos oferecer o que está dentro dos seus desejos e ambições.
Compartilhe