Como preparar um imóvel para venda ou locação

Seleta Imobiliária
12/02/2021
Preparar um imóvel para venda ou locação pode ser sempre um tema responsável por gerar muitas dúvidas, afinal, é preciso levar em consideração diferentes aspectos. Por exemplo: como tornar o imóvel mais atrativo e confortável aos olhos dos futuros inquilinos ou proprietários? Ou ainda, como decorar o imóvel, já que as pessoas que forem viver ali no futuro podem ter gostos completamente diferentes?

Apesar de questões complexas, existem algumas saídas para tornar o imóvel mais interessante, sem deixar que o seu gosto se sobressaia em toda a decoração e, ao invés de atrair interessados, os afaste.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas para que os seus imóveis, sejam eles para locação ou venda, sejam mais cativantes para os visitantes, por exemplo, fazer uma pequena reforma, corrigindo problemas estruturais que podem desinteressar quem busca por um novo lar.

Continue conosco para saber mais!
Não é preciso gastar muito para preparar o imóvel para venda ou locação
Muito se engana quem pensa que, antes de vender ou alugar um imóvel, é preciso praticamente demolir o que existe e construir algo novo. Na verdade, o que você deve fazer é manter o imóvel conservado:

Limpeza em dias: já pensou chegar em algum lugar, como uma loja, e o ambiente estiver sujo? Provavelmente, você vai virar as costas e procurar outra loja. O mesmo pode acontecer com imóveis com aspecto de sujo. Mantenha a limpeza em dias e, se for preciso, contrate uma pessoa para limpar o imóvel para você;
Organização: assim como a limpeza, se o imóvel estiver bagunçado, com coisas jogadas no chão, os visitantes podem ter dificuldades para se imaginar vivendo no local;
Ventilação faz diferença: se você não vive no imóvel que pretende vender ou alugar, ele provavelmente passa boa parte do tempo fechado. Então, quando agendar uma visita, procure chegar algumas horas antes e abrir portas e janelas, para que o ar circule.
Ao preparar o imóvel para venda ou locação faça pequenos reparos!
Nós falamos no tópico anterior que você não precisa demolir seu imóvel antes de vender ou alugar (o que é verdade), mas é preciso sim fazer pequenos reparos, que em um primeiro momento podem passar despercebidos pelos visitantes, porém, virar um problema no futuro.

Ou ainda, problemas que podem ser vistos de cara e se tornarem empecilhos para a compra ou locação do local, afinal, sabemos que a primeira impressão é a que fica.

Dessa forma, analise detalhes pequenos e, se preciso, faça uma lista:

Azulejos quebrados;
Vazamentos de água em diferentes lugares do imóvel;
Rachaduras ou furos nas paredes;
Mapeamento de tomadas que não funcionam;
Mofo, umidade ou entupimentos.
Assim, você não esquece o que precisa arrumar e consegue passar uma ótima impressão para os interessados no momento da visita.

Ah, e se o reparo necessário for muito grande, seja transparente com os futuros compradores ou inquilinos, informe que você já tem conhecimento do problema e está tomando as medidas necessárias para corrigi-lo, mas atenção: tão importante quanto falar, é realmente fazer!
Pinturas podem ser necessárias
Com o tempo, é normal que a pintura das paredes seja refeita. Dessa forma, procure sempre deixar o imóvel com a pintura em dias, de preferência, com cores claras. Além de deixá-lo mais bonito para quem procura, pode gerar dois pensamentos para o visitante: ou que ele não vai precisar se preocupar com a pintura no momento ou que poderá pintar as paredes da cor que preferir, sem muita dificuldade.

Importante lembrar que no caso de locação, o imóvel deve ser repintado quando o inquilino o devolver ao proprietário. Sendo assim, importante constar essa informação em contrato.
Quem é o público para o seu imóvel?
Se no momento de preparar o seu imóvel para venda ou locação, você pretende investir na decoração, é muito importante se perguntar: quem é o público-alvo. Sim, ele também existe para imóveis!

Afinal, se você tem um imóvel menor, com apenas um quarto, ele vai ser mais atrativo para pessoas que estão saindo da casa dos pais, seja para estudar ou para conquistar a própria independência quando falamos em moradia.

Mas, se seu imóvel for maior, com mais quartos, ele será mais atrativo para famílias com crianças.

Por isso, ao entender esses públicos, você também consegue entender como decorar os ambientes e, principalmente, quais pontos do imóvel evidenciar. Por exemplo: espaço para home office, espaço voltado para o lazer com toda a família.

Dessa forma, você consegue tornar o imóvel mais atrativo, fazendo uma coisa rápida e muito básica!
Opte por decorações neutras!
Como falamos lá no início, é mais do que comum que os novos moradores tenham suas próprias preferências quando o assunto é decoração. Então, a dica é para que você opte por decorações neutras, com cores brancas, frias e que não chamem muita atenção.

Assim, é mais fácil que os interessados consigam se visualizar morando no imóvel, identificando onde cada objeto pessoal deles ficará, bem como, de qual maneira os cômodos da casa serão usados, por exemplo, se um quarto será utilizado como escritório.
Se você vai preparar imóvel para venda ou locação e vai decorar apenas um cômodo, foque na sala de estar!
Normalmente, a sala de estar é o primeiro cômodo visto ao entrar em um imóvel. Então, se você não pretende decorar todos as peças da casa, a dica é para que invista seus esforços na sala.

Tapetes, almofadas e quadros ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante e convidativo. Essas duas coisas são muito importantes, porque a sala de estar é um local onde passamos boa parte do tempo, especialmente quando recebemos visitas em casa.
Se a sala do seu imóvel for pequena, tome cuidado!
Se a sala de estar do seu empreendimento for pequena, a dica é: menos é mais. Não coloque muitas coisas nas paredes ou objetos no chão, além de tornar o ambiente muito carregado, pode passar a sensação de que ele é menor do que realmente é. Então, nesses casos, a dica é para utilizar espelhos, já que eles ajudam a tornar os ambientes mais amplos.
Considere contar com a ajuda de uma imobiliária
Hoje, quem tem imóveis para vender ou alugar, sabe que eles são empreendimentos e, assim como em todos os negócios, é preciso administrá-los da maneira correta, para que eles rendam algo para você.

Então, se você tem pouco tempo livre para cuidar dos seus empreendimentos, ou seja, fazer anúncios, conversar com interessados e mostrar os imóveis, o melhor é contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança.

A imobiliária vai indicar o corretor mais adequado para cuidar dos seus empreendimentos, que conheça a área onde você investe e vai em busca dos compradores ou inquilinos ideais.

Além disso, o corretor pode passar mais dicas de coisas que você pode fazer para tornar o seu empreendimento mais atrativo, com base no que ele encontrar no momento que for conhecer o seu imóvel, ou seja, dicas mais assertivas.
Preparar o imóvel para venda ou locação é um trabalho complexo, mas não é impossível!
Como você viu em nosso blog, existem diferentes coisas que você pode fazer para melhorar o seu imóvel e torná-lo mais atrativo para uma compra ou uma locação, entre elas: fazer pequenos reparos, pintar as paredes, decorar de maneira neutra e aconchegante.

Então, agora é a hora de pôr as mãos na massa e preparar o seu imóvel para venda ou locação! Ah, lembre-se da nossa dica final: se for preciso, conte com a ajuda a de uma imobiliária.

A empresa é especializada no assunto e vai indicar o corretor certo para ajudar você nesta empreitada!

Gostou desse conteúdo? Ajude-o a chegar a mais pessoas! Compartilhe com seus familiares e amigos.
Compartilhe