Vantagens de investir em imóveis para alugar

Seleta Imobiliária
26/04/2021
Existem diversas vantagens de investir em imóveis, então, se você está pensando em aplicar seu dinheiro na compra de um imóvel, encontrou o lugar correto para entender mais sobre esse tema!

Cada detalhe é importante e merece a sua atenção. Imagine poder contar com uma renda fixa mensal, um investimento de baixo custo, segurança e valorização do imóvel?

Mas, antes de mais nada, precisamos conversar sobre como funciona o investimento em imóveis e de que forma você pode encontrar o melhor, que caiba no seu orçamento e atenda seus desejos.

Investimento em imóveis: como funciona?
Investir em imóveis para alugar é uma boa alternativa, no entanto, é preciso ter cuidado e atenção para não se arrepender futuramente. Existem algumas formas de investimento para contemplar diferentes realidades e desejos.

Por isso, é fundamental avaliar quais as suas necessidades, de que forma você pode realizar o investimento para que não passe por apuros e, assim, encontrar a melhor opção.

Fundo Imobiliário
Essa forma de investimento diz respeito a união de um grupo de pessoas que colocam um capital específico na construção de alguma obra, geralmente de grande porte. Por exemplo:

Prédios ou salas comerciais;
Shoppings;
Hotéis;
Agências;
Prédios residenciais de alto custo.
Dessa forma, são negociados bolsas de valores, em alguns casos, e cotas, permitindo a compra e venda das mesmas. Nesse sentido, a sua cota será referente ao valor que investiu e ao rendimento do empreendimento.

Nesse formato, o investidor compra títulos de renda fixa lançados por créditos imobiliários. Assim, há o empréstimo de dinheiro por parte do investidor para auxiliar na construção de imóveis de terceiros.

Tudo o que for gerado de juros nessa operação é repassado para o investidor em forma de rendimento. Alguns formatos de títulos são:

LCI (Letras de Crédito Imobiliário)
CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
LH (Letras Hipotecárias)
Crowdfunding Imobiliário
Este formato, nada mais é do que um modelo em que torna imóveis acessíveis para todas as pessoas.

Portanto, o que antes era destinado apenas para grandes investidores, atualmente é expandido para quem deseja colocar seu dinheiro e ter segurança no mercado imobiliário.

Esse investimento é mais rápido, menos burocrático e não exige valores altos para os imóveis. Além disso, é uma aplicação coletiva por meio da internet para que projetos saiam do papel e se tornem rentáveis, retornando para investidor.

#01 – Vantagens de investir em imóveis: renda mensal
Abordando uma das primeiras vantagens de investir em imóveis, a renda mensal é uma que se destaca dentre as demais. Isso porque, quem não deseja contar com uma entrada mensal extra e fixa?

Com o retorno do valor, você tem diversas opções do que fazer com o dinheiro: pagar o investimento, eliminando um item do salário, ou comprar aquele sonhado carro, presentes para os filhos e etc.

Aqui, duas questões são legais de serem levantadas, a primeira é que você sempre pode reajustar o valor do aluguel do seu imóvel conforme a inflação, além de que quando quitar o investimento você contará com essa entrada extra todos os meses.

#02 – Vantagens de investir em imóveis: segurança
Nesse aspecto, a segurança financeira é uma grande aliada de investidores, já que permite o retorno de forma vitalícia, quando não há a venda do imóvel. O mercado imobiliário é um dos segmentos que permanece quente e quando existe a queda, será o primeiro a se recuperar.

Por isso, investir em imóveis para alugar sempre será um ótimo caminho, afinal, sempre há a necessidade de ter um lugar para morar.

#03 – Vantagens de investir em imóveis: valorização
Olhando por essa perspectiva da segurança financeira, os imóveis geralmente, quando bem cuidados e mantidos em condições favoráveis para alugar, não perdem a valorização.

Ou seja, quando pensar em vender, irá conseguir pelo menos o mesmo valor que investiu. Isso se dá por diversos motivos, entre eles:

Localização;
Qualidade do imóvel;
Benefícios para os moradores;
#04 – Vantagens de investir em imóveis: alta procura
Partindo do princípio de que toda e qualquer pessoa sempre procura um lugar para morar sozinho ou com a família, a busca por imóveis será alta.

Existe a possibilidade da dificuldade na procura por inquilinos, mas talvez essa relação não esteja diretamente ligada as necessidades básicas da população e sim, das características do imóvel que deseja alugar.

#05 – Vantagens de investir em imóveis: investimento menor
Por mais que o valor seja alto comparado ao custo de um automóvel, por exemplo, o valor destinado para residências e comércios é uma das vantagens de investir em imóveis para alugar.

Além disso, a procura por imóveis pequenos é maior, o que gera para o investidor um valor mais baixo de desembolso. É claro que existem imóveis com valores acima de 1 milhão, mas há também alguns que exigem 180 mil, 240 mil, por exemplo.

Chega de esperar para investir!
Apresentamos diversas vantagens de investir em imóveis para alugar e temos certeza que uma delas convenceu você para essa ação. Lembre-se de avaliar com cautela todos os seus desejos e qual investimento será o melhor a curto e longo prazo para você.

Além disso, atente-se a localização, qualidade do imóvel e aos benefícios que trará em relação a precificação do local. Investir em ambientes de moradia ou até mesmo comercial, irá auxiliar nas suas rendas mensais.

Já investiu em um imóvel e a próxima etapa é divulgar, anunciar e encontrar um bom inquilino? A Imobiliária Seleta é a empresa ideal para auxiliar nessa jornada!
Compartilhe