Valores inclusos no aluguel – Confira todos aqui

Seleta Imobiliária
18/07/2020
Na hora de alugar um imóvel, muitas pessoas acabam se esquecendo que existem algumas burocracias. Nesse sentido, é preciso pensar que uma delas são os valores inclusos no aluguel, que vão além da mensalidade em si.

E para que isso não gere transtornos futuros, é sempre bom estar inteirado sobre o assunto. Desse modo, você também não é pego de surpresa.

No post de hoje, você vai descobrir quais são todos os valores inclusos no aluguel e como se preparar para arcar com mais essa despesa. Confira a partir de agora.
Valores inclusos no aluguel – IPTU
O IPTU é um imposto relativo ao imóvel onde são cobradas taxas por serviços públicos, como a iluminação, esgoto, calçada, coleta de lixo entre muitos outros serviços. Mas é muito importante ressaltar que o valor do IPTU do imóvel não é estipulado pelo proprietário.

O valor então irá variar de acordo com o preço avaliado do imóvel, localidade onde o mesmo se encontra. Além disso, cada prefeitura, que é a responsável pela cobrança do imposto, realiza uma forma de cobrança do mesmo.

Geralmente, o valor é dividido em 12 parcelas que serão inclusas juntamente com o valor do aluguel.
Condomínio
O condomínio também é um dos valores inclusos no aluguel de um imóvel. Nesse caso, não se pode determinar quanto ela vai ser realmente, pois ela está ligada diretamente ao consumo.

Nesse caso, o valor do condomínio diz respeito às despesas ordinárias daquele local. Ou seja, luz dos corredores, consertos, salário dos prestadores de serviço daquele imóvel. Enfim, tudo que inclua gastos conjuntos daquela habitação.

Mas é claro que se você reside em uma casa em um bairro, esse valor não será incluso no seu aluguel.
Valores inclusos no aluguel – Seguro contra incêndio
Para finalizar, o último dos valores inclusos no aluguel é o seguro contra incêndio. Esse valor envolve então questões de danificações por incêndio no imóvel em si. Contudo, existem imobiliárias que incluem também o seguro conteúdo.

Nesse caso, o mesmo diz respeito à danificações que podem ocorrer nos móveis dentro da residência, que não seriam cobertos pelo seguro incêndio. Contudo estes valores são determinados conforme a apólice.
Mas o inquilino precisa realmente pagar estes valores?
É natural que esse tipo de pergunta surja, uma vez que estes valores são todos referentes ao imóvel. E sim, eles são de obrigação do proprietário.

Mas a Lei do Inquilinato dá opção ao proprietário repassar isso ao inquilino.

Portanto, é de suma importância que você sempre considere isso dentro do seu orçamento. Mas para que tenha certeza dos valores que irá pagar, é fundamental analisar isso junto à imobiliária onde você está alugando o imóvel. Além disso, todos estes detalhes devem estar inclusos no seu contrato de locação.

A proprietários de imóveis – o que esperar dos valores inclusos no aluguel

Para proprietários que estão com imóveis vazios, é importante que os mesmos considerem em suas despesas estes valores. Considerando, inclusive, que não receberão a receita do aluguel.

Portanto, tanto para proprietário quanto para locatário, é fundamental se planejar e deixar tudo bem claro, a fim de que não aconteçam surpresas indesejadas.
Compartilhe